Costumes portugueses: o que saber antes de viver em terras lusitanas
A mudança para Portugal é um momento único na vida de cada um, que traz desafios e promete novas experiências. Apesar da animação em viver esta fase, é comum sentir um frio na barriga pela diferença entre os costumes portugueses e os brasileiros.
Pensando em te ajudar a se adaptar em sua chegada às terras lusitanas, a Você Português organizou alguns dos principais pontos a se ter em conta na adaptação ao país. Confira!
Hábitos alimentares
Uma das principais características da cultura de um povo são seus hábitos alimentares – e em Portugal, isso não é diferente. Como é de se esperar, o país tem um alto consumo de peixes e frutos-do-mar, principalmente pela sua localização geográfica próxima ao Oceano Atlântico. Assim, é comum encontrar bacalhau, sardinha e camarão, por exemplo, nas mesas lusitanas.
No entanto, existem outros costumes portugueses menos conhecidos na alimentação, um exemplo é comer sopa como entrada durante todo o ano. Enquanto no Brasil a sopa é considerada uma “comida de inverno”, em Portugal ela é consumida sem levar em conta a estação do ano ou o clima. Inclusive, é possível achar sopas no bandejão de universidades e até mesmo no McDonald’s.
Além disso, os portugueses costumam consumir uma taça de vinho durante a refeição – seja ele verde, branco, tinto ou rosé – ou depois dela, tomando o vinho do Porto, que se assemelha a um licor. As sobremesas são conhecidas por terem sido criadas em conventos e levarem ovos e açúcar em sua fabricação, como os pastéis de Santa Clara e as bolas de Berlim.
No geral, os portugueses são conhecidos por comer muito bem. Inclusive, em festas e comemorações, como aniversários e casamentos, é comum ter um menu com uma variedade gigante de opções.
Consumo de café e cigarro
Outra bebida muito consumida em Portugal é o café, um hábito bem parecido ao dos brasileiros. Só que ao invés do nosso café coado, o mais comum no país é o café expresso, curto e forte. Os portugueses costumam tomar uma xícara de café depois do almoço e do jantar, e podem até se deslocar até uma padaria apenas para ter um cafézinho após a refeição.
Por outro lado, um hábito não tão saudável comum entre os portugueses é fumar cigarro. O Brasil se tornou um dos países mais precursores nesta questão, obtendo uma grande porcentagem de pessoas que deixaram de fumar nos últimos anos. Só que a situação no Velho Continente é bem diferente, mesmo com um maço custando um valor alto, de aproximadamente 5 euros/ 28 reais. Em muitos lugares fechados é permitido fumar, e, infelizmente, a idade média de início de consumo do tabaco é de 13 anos.
Festas em Portugal
Apesar de ter algumas festas de verão conhecidas, as celebrações mais famosas de Portugal são aquelas dedicadas aos santos padroeiros e protetores de cada região do país. Algumas delas são a de São João, em Porto, a de Santo Antônio, em Lisboa, e as festas do Espírito Santo, nos Açores.
Além disso, o país ainda permite que o visitante faça uma verdadeira viagem no tempo em suas festas com o tema Idade Média, como a Festa Medieval que acontece em Óbidos ou a Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.
Ainda existem duas festas bem únicas de Portugal:
- Queima das fitas: festa que ocorre em cidades universitárias e celebra o final de curso da Faculdade, como se fosse um ritual de passagem. É comum haver shows e cortejos na festa, que atua como uma formatura para quem está saindo da universidade
- Festa da Flor: ocorre na Ilha das Flores, na Madeira, durante a primavera portuguesa, período no qual a cidade fica colorida. Há um cortejo de crianças que desfilam pelas ruas vestidas com flores e um carro alegórico com centenas de figurantes e, é claro, muitas flores
Religião predominante
Conforme o Censo 2021, 80.2% dos portugueses são católicos no país. Ou seja, a religião é muito difundida na comunidade lusitana, fato que se pode ver pela quantidade de festas dedicadas aos santos da Igreja Católica que acontecem anualmente.
Além disso, é comum ver o cultivo da fé arraigado no dia-a-dia dos portugueses, que comparecem à missa toda semana, fazem promessas e participam de festas e procissões. O país, inclusive, possui dois locais muito importantes para os católicos de todo o mundo: o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, visitado por milhares de turistas, e o Caminho de Santiago de Compostela, local de peregrinação dos católicos.
Conheça a Você Português
Gostou de conhecer alguns costumes portugueses e ficou com vontade de viver no país? A Você Português pode te ajudar! Somos uma assessoria jurídica especializada na obtenção de vistos portugueses, seja para trabalhar, viver ou estudar em Portugal.
Uma vantagem é que fazemos uma análise técnica minuciosa antes de protocolar o seu pedido, agilizando o processo de obtenção do visto, já que diminuem as chances de cair em exigência ou ser negado.
Se você preferir começar o processo por conta própria, ainda prestamos Consultoria Jurídica, analisando se seus documentos estão completos e serão aceitos pelo consulado português. Fale conosco!