Três cidades mais baratas para morar em Portugal: conheça as vantagens
Portugal pode parecer um país caro para se viver à primeira vista. A diferença entre o euro e o real pesa no bolso dos brasileiros, ainda mais em grandes centros urbanos como Lisboa e Porto. No entanto, há cidades mais baratas para morar em Portugal.
Algumas delas se encontram em regiões mais afastadas, enquanto outras estão localizadas perto de grandes cidades. Essa opção reduz o custo de vida, mas não a variedade de coisas para fazer.
As seis cidades mais baratas para morar em Portugal são:
- Bragança;
- Vila Real;
- Caldas da Rainha;
- Castelo Branco;
- Viseu;
- Santarém.
A seguir, a Você Português te conta um pouco mais sobre três delas, suas vantagens e como elas podem encaixar em cada perfil. Confira!
Bragança
Localizada ao norte de Portugal, na fronteira com a Espanha, Bragança é uma cidade que respira história. Ela já foi palco de marcos importantes da história lusitana, como o momento em que D. Afonso Henriques assinou o tratado pela independência de Portugal. Além disso, a corte portuguesa se instalou em Bragança quando João II assinou o Tratado de Tordesilhas com Fernando II de Aragão.
A história também se reflete na arquitetura local: Bragança possui uma cidadela do século XII, um Castelo e a Domus Municipalis (local de reunião dos bons homens) bem conservadas até hoje.
A cidade ainda é um ótimo destino para aqueles que buscam um contato diário com a natureza, já que abriga o Parque Natural de Montesinho, uma área de 75 mil hectares protegida, na qual podem ser encontrados animais como o veado, o javali e o lobo ibérico em seu habitat natural.
Estudo e trabalho
A cidade conta com o Instituto Politécnico de Bragança, instituição de ensino pública prestigiada em Portugal por seu corpo docente composto, em sua maioria, por doutores. Ele oferece cursos dos mais diversos graus, como: cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas, pós-graduações e mestrados. Vale destacar que há programas para alunos internacionais estudarem no local.
Em relação à oferta laboral, o norte de Portugal é conhecido pela qualidade nas áreas de investimentos e exportações. Inclusive, Bragança recebeu uma condecoração por sua atuação na área de Negócios.
Avaliações, clima e outras questões
Com apenas 35 mil habitantes, Bragança foi considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida da Europa, principalmente pelo cuidado com a segurança e com o meio ambiente – além de ser uma das mais baratas de Portugal. As residências, no geral, são casas com terrenos e plantações, e a paisagem da cidade apresenta poucos prédios.
Em relação ao clima, a cidade pode agradar àqueles que desfrutam de temperaturas mais baixas, com vários dias de neve. O verão é curto e as temperaturas dificilmente ultrapassam os 29 °C, enquanto as temperaturas no inverno variam entre 1 °C e 8 °C na semana mais fria do ano, podendo chegar à mínima de -4 °C e máxima de 12°C.
No entanto, para quem gosta de estar perto dos grandes centros urbanos, Bragança talvez não seja o local mais adequado. Isso porque a cidade está a 209 km de Porto e 500 km da capital, Lisboa.
Veja algumas imagens de Bragança:
@voceportugues Bragança é história pura! #portugal #ferias #braganca ♬ som original - Você Português
Vila Real
Próxima de Porto, Vila Real mistura o urbano com o natural em um só lugar. A cidade oferece uma grande variedade de parques e jardins, ao mesmo tempo que a presença da Universidade Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) dá uma atmosfera jovial e agitada para o local.
Para quem gosta do contato com a natureza, Vila Real tem pontos de lazer como parques naturais, nos quais é possível realizar churrascos e até atividades com as crianças, como: Natur Waterpark, Jardim da Carreira, Parque Corgo, Parque Natural do Alvão e Jardim Botânico da UTAD.
Além disso, a cidade ainda conta com prédios históricos e museus para a visitação, como a Casa de Diogo Cão, um famoso navegador português; a Torre de Quintela, arquitetura civil-militar da época medieval; a Igreja do Senhor do Calvário, construída em 1680; o Museu de Arqueologia e Numismática, com exposições permanente e temporárias; e o Museu do Som e da Imagem, criado para preservar o acervo de teatros da cidade e contar a história da fotografia e do cinema.
Estudo e trabalho
Como já mencionado, Vila Real conta com a Universidade Trás os Montes e Alto Douro, que recebe diversos estudantes internacionais e apresenta uma vantagem valiosa aos brasileiros: estudantes de países com o português como língua oficial podem pagar o mesmo valor de mensalidades dos estudantes portugueses – quando em outras instituições o preço pode ser até 10 vezes maior.
A cidade ainda conta com uma zona industrial para aqueles que buscam trabalho na região. Entre as áreas de atuação das indústrias de Vila Real encontram-se: produtos químicos, produtos agrícolas, comércio de máquinas e equipamentos.
Avaliações, clima e outras questões
Vila Real é uma cidade que se encaixa em vários gostos: aqueles que preferem uma vida mais tranquila e afastada dos grandes centros urbanos, com muita área verde, podendo comprar mercadorias direto dos produtores; e aqueles que desfrutam de locais com uma infraestrutura completa, prédios, shopping e o ambiente perto de universidades.
Mesmo sendo urbanizada e tendo quase 50 mil habitantes, Vila Real é um lugar com baixo custo de vida. Por exemplo, o aluguel em Vila Real é 73,2% mais barato em relação à capital, Lisboa, segundo o site Numbeo.
Por fim, o verão em Vila Real é ameno, com um clima morno e seco e, enquanto os dias têm temperaturas máximas elevadas, as noites são notavelmente frescas. Já no inverno, é comum nevar pelo menos uma vez por ano, e as temperaturas podem atingir abaixo dos 0 °C. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as temperaturas médias variam entre 18,6°C (máxima) e 8°C (mínima).
Caldas da Rainha
Outra das cidades mais baratas para morar em Portugal, Caldas da Rainha é super bem localizada e atende a todos os gostos. A cidade se encontra em distâncias razoáveis dos principais centros urbanos do país: aproximadamente a 1 hora de carro de Lisboa, a 2 horas de Porto e a 3h de Braga e de Algarve.
Lá, é possível encontrar atividades que atendam a qualquer pessoa. Isso porque a cidade abriga praias (Foz do Arelho e Lagoa de Óbidos), museus (Museu do Hospital e das Caldas, Museu da Cerâmica e Museu do Ciclismo) e áreas verdes (Parque D. Carlos I e Mata da D. Leonor).
Além disso, o nome da cidade tem relação com o Hospital Termal, o hospital mais antigo do mundo, localizado no município. Segundo histórias, a Rainha D. Leonor teria passado pelo local e visto pessoas banhando-se nas águas quentes. Intrigada, ela perguntou o motivo, e ficou sabendo que aquelas águas eram curativas. A monarca sofria de uma úlcera no peito incurável e decidiu experimentar as águas. Após o episódio, a Rainha teria se curado e, por isso, mandou erguer o Hospital Termal. As pessoas foram se instalando em volta do edifício, configurando Caldas da Rainha.
Estudo e trabalho
Não há nenhuma instituição de ensino superior localizada em Caldas da Rainha. No entanto, o fácil acesso a outros locais faz com que seja possível viver na cidade e estudar, por exemplo, na Universidade de Leiria, a 50 km de distância.
Algo parecido acontece para quem quer trabalhar em Portugal. O município oferece boas oportunidades de emprego. No entanto, a proximidade com Lisboa acaba atraindo profissionais, de forma que muitos escolhem morar em Caldas da Rainha e trabalhar na capital portuguesa.
Avaliações, clima e outras questões
Caldas de Rainha é ideal para quem gosta de cidades pequenas e calmas, sem o trânsito das grandes cidades e com 50 mil habitantes. Ainda assim, para quem gosta de agitação de vez em quando, é fácil ir para cidades maiores.
Por ter uma localização privilegiada, o custo de vida em Caldas da Rainha acaba sendo mais elevado do que o das outras cidades mencionadas anteriormente. Ainda assim, em comparação com os grandes centros urbanos portugueses, ela oferece preços mais acessíveis.
O clima em Caldas da Rainha é mediterrânico, com verões quentes e secos, e temperatura ao redor dos 26ºC, e invernos frios, com média de 15ºC. As chuvas ocorrem de novembro a janeiro, ou seja, nas épocas mais frias do ano, enquanto não é comum haver precipitação no verão.
Conheça a Você Português
Somos uma assessoria jurídica especializada em nacionalidade portuguesa e vistos para Portugal. Te acompanhamos desde a busca por documentos no Brasil até o momento de conseguir os documentos portugueses, não importa em que cidade seja. Entre em contato!