Blog Você Português

Cidadania como seguro de proteção: o que é e quais as vantagens

Ter um segundo passaporte pode ser benéfico quando se pensa em possíveis problemas que talvez surjam no país de origem, como golpes de Estado ou instauração de regimes ditatoriais, que apreendem documentos dos cidadãos. Neste cenário, é possível encarar uma segunda cidadania como seguro de proteção e uma saída rápida desta circunstância.

Entenda como conseguir a cidadania de outro país pode te salvar de situações extremas, e ainda conheça a assessoria da Você Português, que te ajuda neste processo.

cidadania-seguro-protecao-scaled

Maior mobilidade entre fronteiras

Além disso, quanto mais passaportes uma pessoa tiver, mais países ela conseguirá visitar sem depender de um visto de viagem. Cada nação estabelece suas próprias regras e as nacionalidades aceitas sem a necessidade de vistos. Por exemplo: um cidadão português pode viajar aos Estados Unidos somente com o passaporte, enquanto um brasileiro precisará do documento adicional; já a Rússia aceita brasileiros sem visto, mas exige que portugueses tenham a declaração.

Mas em que isso ajuda no caso de um governo autocrático? A história nos mostra que, em alguns momentos, ficou proibido a liberdade de locomoção e entrada de pessoas que não fossem nacionais de certos países em determinados locais, seja por falta de voos ou limitação pelo próprio Estado em receber imigrantes. Recentemente, passamos por uma pandemia, na qual pessoas de determinadas nacionalidades – como brasileiros – foram barradas de entrar em vários países da Europa, o que não aconteceu para pessoas com dupla cidadania europeia. Casos de guerra também se aplicam neste cenário. Essa maior mobilidade entre fronteiras pode ser vantajosa, pois ajuda a “driblar” as restrições governamentais e garantir a plena liberdade mais rapidamente.

Governos ditatoriais também são capazes de apreender documentos de seus opositores políticos, o que limita a liberdade de movimentar-se por diversas regiões e, até mesmo, direitos básicos do cidadão, como votar e estudar. Neste cenário, um passaporte de outro país é uma excelente alternativa para que este cidadão consiga se mudar e sair dessa situação. 

Direito estendido aos filhos

É importante salientar que o direito à cidadania de outro país geralmente se estende ao cônjuge e aos herdeiros do requerente principal, pelo que um segundo passaporte pode não ser somente uma garantia para uma pessoa, mas para a sua família também. 

Além disso, ainda que você sinta que não há a real necessidade deste benefício neste momento, não é possível prever para onde caminhará a história de sua pátria e do mundo, e pode ser que o passaporte venha a ser um divisor de águas para seus filhos, netos ou bisnetos futuramente.

Família de quatro pessoas dando as costas para a foto e olhando para um mar azul à sua frente

Acesso à saúde e educação

Sendo considerado um cidadão, este usufrui dos mesmos direitos daqueles nascidos no território. Por isso, tem direito a utilizar o sistema de saúde da nação e a acessar as melhores escolas e universidades como um habitante, e não como um estrangeiro, o que traz uma série de vantagens econômicas. Em Portugal, por exemplo, há diferenças nas mensalidades de escolas e faculdades para pessoas com passaporte português e para estrangeiros.

Vale destacar que quando alguém precisa fugir de seu país de origem, sua situação financeira pode ser delicada. Talvez em função do pouco dinheiro disponível em sua conta – principalmente considerando que alguns governos autocráticos podem congelar os bens e o patrimônio da população -, ou pela dificuldade de encontrar emprego em um lugar ao qual não está acostumado com o mercado de trabalho. 

Neste contexto, custos reduzidos em saúde e educação aparecem como uma grande ajuda, principalmente na falta de uma conta bancária e dinheiro reservado neste segundo país. Além disso, os familiares dependentes que também possuem a cidadania, como companheiro(a) ou filhos, podem usufruir dos mesmos benefícios. 

Conheça a Você Português

Achou conveniente ir atrás de uma cidadania como seguro de proteção e quer saber como é o processo em Portugal, Espanha ou Itália? Conte com a ajuda da Você Português, uma assessoria completa para aqueles que buscam viver no Estado Ibérico, seja para realizar um sonho, mudar de vida, ou ter uma garantia diante de possíveis problemas no país de origem.

Dispomos de uma equipe especializada e capacitada para acompanhar os mais diversos casos de busca pelo passaporte europeu e dar entrada em pedidos nas conservatórias portuguesas, o que garante um processo mais rápido, transparente e menos burocrático para o interessado.

Ainda é possível começar o processo por conta própria, mas se precisar de ajuda no caminho, contamos com o serviço de Consultoria Jurídica. Com ele, é possível tirar dúvidas sobre os requisitos e etapas do pedido de cidadania portuguesa com um profissional especializado, além de ter seus documentos analisados por alguém qualificado.

Assessoria para Cidadania Portuguesa

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Posts Relacionados

Você quer se tornar Português?
Entre em contato!